sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Desafio da Semana – Reflicta acerca dos seus hábitos alimentares!

Antecipando a sessão de 28 de Fevereiro relativa ao tema Uma Alimentação Saudável para um Peso Saudável, a Dra. Sílvia Coutinho desafia todos os participantes a reflectirem acerca dos seus hábitos e costumes alimentares.

1 – Toma pequeno-almoço? Considera o pequeno-almoço relevante para a perda de peso? Faz do seu pequeno-almoço uma refeição importante? Se a sua resposta é não, ou mesmo às vezes, já se questionou a si próprio porquê?

2 – Quantas refeições faz por dia? E porquê esse número específico?

3 – Planeia as suas refeições na véspera, tal como planeia outros acontecimentos na sua vida? Inclui a alimentação na sua agenda? Vai comendo o que está “mais à mão” ou o que “não custa tanto a fazer”?

Reflicta sobre estas questões e partilhe as suas experiências e reflexões connosco! Ficamos à espera do seu comentário! Não se atrase e inicie já a sua viagem interactiva neste blog!

Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

4 comentários:

freitas disse...

Boas,
aqui fica a minha contribuição:

1-sim, tomo quase sempre pequeno almoço, sim considero importante para iniciar o dia com energia e para não comer demais nas refeições seguintes.

2-habitualmente as 3 habituais, peq almoço, almoço e jantar, tb como qualquer coisa entre estas. Penso que a razão é social, ou melhor, é tradicional, sempre fui habituado assim e assim me mantive.

3-Não, habitualmente não, embora quando vou às compras procure variar nos produtos que compro para as refeições, mas no dia a dia não faço grande planificação, geralmente decido na vespera ou no momento o que vou comer.

Até 5ª!
José Freitas

freitas disse...

Parabens Pela sessão Silvia!! Foi Excelente!!

Obrigado!
José Pedro Freitas

Anónimo disse...

1- Tomo o pequeno-almoço mas tenho dificuldades em que seja completo porque de manhã não tenho fome.

2- Pequeno-almoço, lanche, jantar e ceia. Ultimamente não tenho conseguido almoçar e quando consigo é mesmo à força. Quando como, a comida não me sabe a nada. Quando fico à espera de que tenha fome, só reparo que não comi quando começo a tremer e a ficar com dores de cabeça.

3- Não. Não gosto de comer, logo não gosto muito de pensar no que vou comer. Comer para mim é uma obrigação e não um prazer.

PS- não comi os chocolates no outro dia e evitei a minha ceia habitual mas eram 7h e tive de ir comer mesmo, porque não conseguia dormir. Não bebi muito café nesse dia e acordei mas cedo do que é habitual, logo devia ter tido sono à noite. :-(

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Gostaria de colocar algumas questões que estão relacionadas com "coisas que se ouvem por aí":

1 - Quem quer emagrecer deverá beber leite magro ou 1/2 gordo? Ouvi dizer que o leite magro não trás tantos benefícios para a saúde porque tem menos cálcio. Isto é verdade?

2 - Depois da sessão n.º 2 aprendi que um pequeno almoço completo deve conter cereais, lacticínios e fruta. Sempre ouvi dizer que a fruta e o leite juntos não fazem bem, principalmente se for citrino. É verdade?

3 - Por último e relativamente às leguminosas, qual é a forma mais saudável de as consumir. Em lata, em frasco, congeladas ou em pacote? Ouvi dizer que não se devem comer enlatados, isto também é verdade para as leguminosas?

Obrigada

Luísa