terça-feira, 29 de abril de 2008

Caminhada na Serra de Sintra

Depois do sucesso das caminhadas anteriores, os estagiários não resistiram a aceitar o desafio dos participantes e agendaram mais uma actividade! Apesar do cansaço, subidas íngremes, jogos intensos, sol ou chuva…Os bons momentos têm sido sucessivos e a boa disposição uma constante!!

No dia 3 de Maio, entre as 10h00 e as 11h30, realizar-se-á uma nova caminhada na Serra de Sintra, com ponto de encontro no Palácio da Vila, às 09h30.



Convidamos todos os participantes a acompanharem esta actividade para assim construirmos mais um momento inesquecível e divertido.
Venham e divirtam-se!


Acessos:
Comboio: Estação de Sintra (seguir em direcção ao centro da vila);
Autocarros: Scott URB nº433 e nº434 (Sintraline);
Carro: IC19 (depois de sair da IC19, virar à esquerda atrás da BP e seguir indicações de S. Pedro de Sintra; seguir para o centro da vila; podem existir dificuldades de estacionamento).

Material necessário:
- ténis confortáveis,
- roupas leves (por camadas),
- garrafa de água,
- pedómetro (opcional).

Em caso de dúvida contactar:
miguel.madail@netcabo.pt - 962390374
patricia.a.r.oliveira@gmail.com - 962635893

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Desafio da Semana - Mini-Estágio

Após uma semana sem sessão, sem caminhada, sem supervisão do Programa, pode estar na hora de “parar e pensar” .

Quais as suas principais conquistas?
Quais as maiores dificuldades que enfrentou?
Que estratégias já fazem parte da sua rotina?
Em que ponto do caminho é que está?

Partilhe com a equipa os seus progressos e maiores desafios…à medida que a semana for decorrendo, registe as alterações positivas na sua vida, bem como aquilo que ainda não consegue atingir.

O que é que já adoptou em termos de actividade física? Já descobriu algum tipo de exercício que lhe seja mais agradável? Tornou-se um(a) fã da marcha? Qual a meta de passos que já atingiu?

E a alimentação? Quais as principais alterações que já fazem parte do seu dia-a-dia alimentar? Consegue planear e antecipar? Já identifica e evita as suas “partidas alimentares”? Conseguiu reduzir o tamanho da porção habitual? Quais os erros que ainda não consegue deixar de cometer (serão “pecados emocionais”?)?

Escrever e registar é sempre boa opção. Traga as suas conquistas e percalços para a sessão de dia 08 de Maio e partilhe com a equipa aquilo que já conseguiu!

Bom “mini-estágio”!


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

terça-feira, 22 de abril de 2008

Caminhada no Parque de Monsanto

Este sábado, dia 19 de Abril, como já começa a ser habitual, realizou-se a 3ª caminhada organizada pelo grupo de estagiários da FMH no âmbito do PROGRAMA PESO COMUNITARIO.

Subordinada ao tema Exercícios de Força, esta caminhada teve como objectivo a conclusão de um percurso aproximado de 8 km, bem como dar a conhecer mais um espaço agradável para a prática da actividade física. Procurou-se ainda autonomizar os participantes através de alguns exercícios funcionais dados na sessão. A dificuldade do percurso foi aumentada devido aos declives do percurso e à lama resultante da chuva e mau tempo.

Partimos às 10h, como combinado sobre ameaça de chuva, mas bastantes motivados para mais uma etapa, facilitada por uma ligação que se começa a formar entre os elementos do grupo. Mesmo após os últimos quilómetros debaixo de chuva forte, a boa disposição perdurou e demonstrou ser uma boa prova das capacidades físicas e psicológicas de cada participante. Parabéns aos resistentes!

Gostaríamos de agradecer todo o empenho, diversão e dedicação dado por todos os participantes durante a caminhada, fazendo deste mais um momento especial do nosso Programa PESO COMUNITÁRIO!
Ate a próxima caminhada!

Filipe Neto & Tiago Nunes

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Desafio da Semana - Ainda acredita no "destino"?




Depois do que ouviu na sessão, pense em si...

Costuma adoptar alguns comportamentos que possam pôr em risco as várias dimensões da sua saúde?
Tem algum factor de risco modificável ou não modificável para as principais doenças crónicas?


Costuma monitorizar a saúde regularmente?


Utilize os recursos que foram colocados à sua disposição no site e outros que existem na sua comunidade. Não deixe a sua saúde nas mãos do “destino”!


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO



quarta-feira, 16 de abril de 2008

Caminhada na Quinta das Conchas

No passado sábado, dia 12 de Abril, realizou-se a 2ª Caminhada do Programa PESO COMUNITÁRIO.Tivemos como ponto de encontro a estação de metro da Quinta das Conchas e dali seguimos, por volta das 10 horas para a quinta, onde demos inicio à actividade.

Durante esta caminhada descobrimos a possibilidade de monitorização da actividade física através da Frequência Cardíaca e da Escala de Percepção de Esforço e percebemos a importância desse controlo na prática de exercício.

Foi num ambiente de companheirismo e divertimento que percorremos os 6 km propostos, passando pela Quinta dos Lilases, pelo Parque e pela Mata. Durante a Caminhada reinou o espírito de equipa, o que permitiu conhecermo-nos melhor e lermos as mensagens que nos foram sendo deixadas durante o percurso. Finalmente, a nossa manhã de sábado terminou com um divertido jogo entre todos os participantes e um alongamento final.

Gostaríamos de agradecer todo o empenho, diversão e dedicação dado por todos os participantes durante a caminhada, fazendo deste mais um momento especial do nosso Programa PESO COMUNITÁRIO!

Deixamos agora um espaço para a opinião dos participantes, na medida em que esta constitui um feed-back de extrema importância com o intuito de melhorarmos as actividades que ainda estão para acontecer e vermos ainda mais sorrisos e diversão no rosto de cada um.

Contamos convosco no próximo sábado!

As estagiárias

Patrícia Moura
Tatiana Ferreira

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mistura Explosiva?

Caros amigos da equipa PESO,

Gostaria de aferir a veracidade do seguinte texto que me surgiu num ppt. Diz na apresentação que COCA-COLA + MENTOS tem um efeito bombástico, podendo causar a morte de quem ingerir tal combinação. Apresentam até imagens de uma experiência feita numa escola.

Diz o texto:
«Em Abril do ano passado, um garoto de 10 anos, estudante do colégio Dante Alighieri, em São Paulo/SP e sem nenhum problema de saúde aparente tomou uma latinha de Coca-Cola Light na cantina da Escola.
Voltando à sala de aula, ingeriu uma pastilha da famosa marca Menthos Sabor hortelã. E então começaram os problemas.
Poucos minutos depois, o menino começou a passar mal. Sentiu uma forte dor de estômago e desmaiou no chão da sala.
A professora, desesperada, mandou chamar uma ambulância, pois o garoto permanecia pálido e inconsciente.
Os pais foram avisados, mas a criança já chegou morta ao hospital Sírio-Libanês, com o estômago inflado e asfixia.
A morte do garoto foi causada pela verdadeira BOMBA que resulta da mistura das substâncias presentes nesses dois alimentos.
Segundo Alexandre B. Mergenthaler, Prof. Doutor do Instituto de Química da USP, a origem dos problemas que levaram à morte do garoto é a pesada mistura de componentes existente nos produtos "light", como o Acesulfame K INS930 que, misturado ao sabor artificial contido na pastilha Menthos, dá origem à uma substância fatal, o "Ta9V4". Essa substância gera altos níveis de liberação de gases e até explosões!!! E essa mistura é que teria provocado o inchaço do estômago da criança.
Vários casos semelhantes (inclusive fatais) já ocorreram nos Estados Unidos. No entanto, a Coca-Cola e a Menthos não se pronunciam sobre o assunto


Como ambos são alimentos que qualquer pessoa de qualquer idade pode ingerir, gostava de ver essa dúvida esclarecida no vosso blogue.

Grata pela atenção,
Rosália Regueira

Progressos

Caros amigos da equipa PESO,

Quero transmitir-lhes os meus parabéns e os meus mais sinceros agradecimentos pela vossa fantástica iniciativa que está literalmente a mudar (para melhor) a minha vida. Tudo o que aprendi convosco vai ser de uma utilidade inestimável, não só para mim como para todos os que me são queridos.
Todos temos a ganhar com este vosso programa, principalmente quem não tem dinheiro para consultar nutricionistas particulares ou ir a clínicas e ginásios, como é o meu caso.

Depois de anos a tentar perder peso sem grandes resultados, estou finalmente a conseguir definir objectivos e a ser capaz de realizá-los. Desde o início do programa, há 2 meses, e apenas com caminhadas diárias e uma alimentação mais cuidada baseada nas leituras dos rótulos, já consegui perder 3 Kg, vestir um número de roupa abaixo e apertar um furo no cinto - e tudo isto com uma Páscoa pelo meio!

Muito obrigada e continuem o bom trabalho.

Gostava também de sugerir que elaborassem um livro, focando todos os aspectos do vosso programa, os resultados obtidos e, sobretudo, que ensinasse ao público em geral que, se nos conhecermos a nós próprios, comermos bem e fizermos exercício, ficaremos mais saudáveis. Eu sei que o vosso programa é baseado num estudo que será eventualmente publicado. Contudo uma edição desse género estará principalmente vocacionada para estudantes ou nutricionistas (que estão directamente ligados a esta área).

Se há algo que caracteriza as vossas palestras, é a boa disposição e a transmissão de conhecimentos de maneira acessível a todos. Seria um complemento, e uma óbvia vantagem, a edição de um livro com os vossos conhecimentos, tendo como alvo o público português em geral (e dos países de expressão portuguesa) que teria muito a aprender com um trabalho feito por vós,

Uma participante do programa, profundamente grata,
Rosália Regueira

PS: Acrescento um cartoon de humor sobre o resultado das dietas rigorosas.


Legenda: Pode perder peso com qualquer dieta rigorosa, mas será principalmente água... de chorar.



sábado, 12 de abril de 2008

Desafio da Semana - Espelho meu, espelho meu...

Nesta semana vamos apresentá-lo(a) a uma pessoa nova: a si mesmo(a)!

Comece por completar a Checklist de Distorções da Imagem Corporal (recurso no site) e descubra-se a si próprio(a).

Já pensou a maneira como olha para si? Analise bem as consequências da forma como tem olhado para o seu corpo até agora.
Habitue-se a olhar e a verificar o que é realista para si! Afinal o seu corpo é uma dádiva preciosa e única, nunca se esqueça do que mais gosta nele (e porque não partilhá-lo no blog?).

Finalmente, trace objectivos para tratar melhor o seu corpo!


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bom Trabalho!

Felicito os ESTAGIÁRIOS do Peso Comunitário - pela iniciativa das Caminhadas, desejo que as próximas sejam tão boas como foi a 1ª. - Obrigado por toda a atenção e ajuda que me foi prestada, e julgo que o mesmo deve ter sido sentido por todos os participantes. Boa sorte para o V/ futuro pois que a merecem.
Aproveito ainda para felicitar e agradecer a toda a equipe que todas as 5ªs feiras estão presentes com todos os ensinamentos que tão úteis são. Muito obrigado por todo o tempo que nos dão em especial o da sessão do dia 5 que foi tão prolongada.
Toda esta equipa merece o meu respeito. SÃO UM EXEMPLO DO MUITO E DO BOM QUE SE PODE FAZER NO NOSSO PAÍS, só é pena que sejam poucos os que se dedicam a fazer algo de útil pelo próximo. Vou ter saudades deste magnífico tempo que passei na F.M.H.

Madalena

sábado, 5 de abril de 2008

Desafio da Semana - Perca os "quilos" de stresse da sua vida...

Este desafio tem uma importância especial, na medida em que a sua realização pode, efectivamente, mudar a sua vida com apenas alguns passos e estratégias!!!

Em primeiro lugar: PENSE! REFLICTA!
Como é que o stresse influencia a sua vida?
É realmente eficaz na gestão do seu tempo e das suas tarefas?

Aproveite os recursos disponíveis no site EXPERIMENTE:
(1) monitorizar o seu tempo;
(2) estabelecer prioridades;
(3) desenvolva o seu auto-conhecimento e planeie, antecipe;
(4) melhore a sua performance para o tempo que tem.


Partilhe connosco as suas experiências e pensamentos!


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

terça-feira, 1 de abril de 2008

Desafio da Semana – A andar é que se faz o caminho…

A sessão especial PESO COMUNITÁRIO EM ACÇÃO decorrida a 29 de Março contou com várias propostas de actividade física organizadas pelos estagiários do PESO COMUNITÁRIO V e envolveu quase uma centena de pessoas, entre equipa, participantes e acompanhantes. Com o ânimo bem elevado e muito boa disposição, a sessão foi um sucesso para todos e, conta quem lá esteve, que foi uma manhã bem passada, com muito movimento! No final, todos saíram com um sorriso e vontade de mais…

Depois deste sucesso, desafiamos os participantes do Programa a reservar as manhãs dos próximos sábados para realizar as caminhadas do PESO COMUNITÁRIO. Com percursos agradáveis e em forma de convívio, esta será mais uma actividade conduzida pelos nossos estagiários que reservaram algumas interessantes surpresas...!

A Caminhada 1, no dia 5 de Abril, tem como ponto de encontro a entrada das Piscinas do Jamor e terá a duração de 1h30, com início às 9h. Durante esta actividade serão abordados alguns temas já referidos nas sessões, mas que podem beneficiar de alguma aplicação prática:

- Como usar o pedómetro?
- Fraccionamento e criatividade na caminhada
- Trabalho de flexibilidade e alongamentos

Material necessário: ténis confortáveis, roupas leves (por camadas), garrafa de água, pedómetro (opcional) e cartão de identificação do Programa PESO COMUNITÁRIO.
Pode trazer familiares e amigos consigo…

Desafiamos também os participantes a utilizarem os recursos da sessão Como Implementar o seu Programa de Actividade Física e especialmente a ficha de Auto-monitorização. O objectivo será registar toda a Actividade Física Formal e Informal realizada ao longo das semanas que se seguem e verificar as evoluções ocorridas!

Na próxima 5ª feira, para além da sessão 8 Gestão do Stresse e Resolução de Problemas, teremos igualmente oportunidade em distribuir os Vouchers que darão acesso a alguns dos melhores Centros de Wellness e Fitness da região de Lisboa (e para os quais muitas pessoas já se inscreveram). Durante uma semana será possível usufruir de mais esta oportunidade para aumentar os níveis de Actividade Física e, quem sabe, para usufruir dos serviços de relaxação que muitos destes espaços proporcionam.

Finalmente, não deixe de partilhar as suas experiências, pensamentos e estratégias. Porque nunca se sabe quando e como se pode dar o “click” que o ajudará a modificar a sua vida…

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO