sábado, 15 de março de 2008

Pedómetros

Olá
Gostei de tudo até aqui. Apresento a expressão da minha gratidão por um trabalho tão dedicado como este que nos é oferecido.

Por razões particulares faltei à sessão de 6 de Março. E por isso não sei onde comprar o pedómetro, nem mais informações sobre ele.

Agradeço desde já a qualquer comentador/a - simpático/a pois claro - que me elucide e que, querendo, me dê algumas dicas sobre o conteúdo da sessão que perdi.

Muito obrigada
Luísa Barbosa


Caros Participantes:

A resposta a esta questão pode ser encontrada nos recursos da sessão, a consultar no site. Contudo, deixamos alguns esclarecimentos adicionais que possam facilitar a utilização do pedómetro e a sua integração no quotidiano de todos, bem como algumas informações gerais quanto ao número de passos a efectuar.

O nível de actividade física pode ser medido através de pedómetros. Este equipamento – disponível em lojas de desporto (como por exemplo Decathlon, Sport Zone, etc.) e alguns ginásios – permite a contagem do número de passos dados por dia de forma fácil de introduzir no quotidiano e bastante acessível para toda a gente. O pedómetro deverá ser colocado na cintura, de preferência na parte lateral, por cima da crista ilíaca. O cinto e a bainha superior das calças são óptimos locais para a sua fixação.

É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos por dia serem considerados aceitáveis. Naturalmente, cada pessoa deverá verificar quantos passos realiza em média por dia (numa semana típica) e, após esse teste, poderá incrementar semanalmente esse valor, em 500-1.000 passos, até atingir o valor recomendado.


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

2 comentários:

Anónimo disse...

Sugestão
Passei a andar com uns ténis no carro. Sempre que tenho possibilidade, é só ir ao porta-bagagens e dar corda aos sapatos.

Anónimo disse...

Tenho que agradecer à equipa do PESO, do fundo do coração, todos os conselhos que me têm dado até hoje. Ainda não faltei a nenhuma sessão e tenciono estar presente em todas.
Quanto à questão do pedómetro, é bastante útil, porque sem ele não temos a noção do que andámos durante um dia. Finalmente tomei consciência de que não fazia actividade física suficiente.
Agora pratico caminhadas diárias, de cerca de 40 m, 1 ou 2 vezes por dia e já perdi 2Kg desde o início do programa.
No entanto reparei que o meu pedómetro, preso à cintura, não marca os passos dentro de casa, por ser uma marcha menos regular. Por isso, quando me levanto prendo-o à meia no tornozelo e contorno esse problema. Assim tenho a certeza que marca todos os passos que dou. Quando saio de casa, coloco-o à cintura.
Serei só eu que tenho este problema?

Já agora visitem os meus blogues: http://gatocomvertigens.blogs.sapo.pt/ e http://labirintododesassossego.blogs.sapo.pt/

Para todos uma Páscoa muito Feliz!