quarta-feira, 12 de março de 2008

Questões e dúvidas...

Caros participantes,

Em primeiro lugar a Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO gostaria de felicitá-los pela fantástica participação no Blog. Sendo um espaço pensado para a comunicação entre participantes, é recompensador para a Equipa ver a contribuição de tantos bloggers.


Contudo, com tantas questões colocadas é importante esclarecer o formato de resposta dada pela Equipa.

Assim, quando as questões forem respondidas através do conteúdo das próprias sessões, a equipa não irá intervir no Blog, sendo as dúvidas esclarecidas na sessão adequada.

Relativamente a questões que se enquadrem no Programa, mas que não estejam contempladas nas sessões por terem conteúdos mais específicos, a equipa vai tentar, dentro do possível, garantir uma resposta.

Reforçamos, contudo, a ideia de que este é um espaço de e para os participantes, onde a partilha de conhecimentos, ideias e estratégias pode responder a muitas dúvidas colocadas.
Recordamos que os posts e comentários podem ser anónimos e que os comentários aos Desafios podem ser feitos a qualquer momento.

A cooperação entre todos, a partilha de experiências relativa aos Desafios da Semana ou até algumas sugestões de produtos, receitas ou locais para a prática de exercício são instrumentos preciosos que cada participante pode e deve valorizar.

Finalmente, não esqueça que enquanto alguns Desafios têm repercussão imediata, outros implicam alguma reflexão e podem ser colocados em prática a médio/longo prazo... Portanto, seja qual for a mudança ou descoberta actual, independentemente do tema da sessão será sempre bem-vinda a vossa partilha de experiências e/ou dificuldades e barreiras: nunca se sabe quando é que o comentário de outro participante pode fazer o Clik para si!

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

6 comentários:

Susana disse...

A Sessão nº4 sobre a alimentação emocional foi muito interessante. Foi de tal maneira que gerou uma série de ideias para ser partilhadas, o que deu origem a que, durante a hora e meia da sessão, o ruído de fundo das pessoas que trocavam ideias com quem estava ao lado tornava difícil a tarefa para quem queria ouvir com clareza e sem interferências o que a Dra. Marlene tinha para dizer. E não tem a ver com o microfone mas sim com as constantes conversas que se mantiveram na sala durante a sessão.
Ora se é suposto que o Programa peso comunitário seja para maiores de 18, pelo que não haverá crianças a assistir,
Ninguém é obrigado a assistir às sessões,
Há cafés, jardins, etc que são muito mais interessantes para conversar.
Desta vez quem lança um desafio sou eu:
Que tal deixar a conversa para quando o sessão acaba, e ouvir e deixar ouvir o que a equipa do peso tem para nos ensinar?
Susana Palma

Anónimo disse...

Infelizmente é muito triste quando as pessoas transportam todas as sua irritações diarias e problemas para sessões tão bem preparadas por estas equipas, e fazem comentários em blogs, enviam emails, etc. sobre ruidos em vez de comentar sobre saude/bem-estar/leveza. Há dias e dias! Uns dias toleramos o barulho do Alfa Pendular a 2 metros outros dias não suportamos o zumbido da mosca. Mas principalmente temos de ser educados. Educados à mesa(seguindo o tema das nossas sessoes), mas principalmente educados com os colegas. Mas principalmente educados com a equipa.

Somos educados quando NÃO falamos durante as sessões(mas uma pequena distracao e divagacao do tema em discussao pode-nos levar a isso, por isso é que vivemos em sociedade).
Somos educados quando pedimos, EDUCADAMENTE, ao colega do lado para nao falar(ele pode ter-se distraido e ao final do dia tudo pode acontecer).

Mas somos principalmente educados. E reconheço o esforço e dedicação desta equipa, por estar de forma GRATUITA a dar “dicas e conselhos” para melhorarmos a nossa vida. Mesmo que exista um pouco de ruido(do microfone ou do vizinho), eles esforçam-se por nos dar algo que poderia ser a pagar e de certeza que se fosse a pagar e com menos condicoes, nao utilizariamos este tipo de ferramentas(nomeadamente, comentarios no blog) e agradeceriamos a esta Equipa pelo seu trabalho.

Embora não tenha a ver com o tema das sessões, peço desculpa por este comentário. Não acho, de todo correcto colocá-lo aqui, mas por vezes na vida fazemos coisas que não são as mais correctas(tal como o pacote de bolachas ao lado do pc).

Quero agradecer a toda a equipa pelo bom trabalho até agora, e no futuro. Fico triste que haja pessoas sempre tão tristes com a vida e que usem estes meios, tão uteis para dizer mal de tudo e de todos.E espero no futuro, só partilhemos as experiencias referentes aos temas discutidos nas sessões!

Um bom dia de trabalho! E muitos passos para todos!

Anónimo disse...

Bom dia,

Espero no futuro só partilhar as experiências relacionadas com os temas das sessões, mas não consigo não deixar alguns comentários:

A intolerância é uma das atitudes mais negativas existentes na nossa sociedade. E infelizmente de mãos dadas com a intolerância andam outras atitudes ainda mais desagradáveis e vergonhosas. Como para toda acção há uma reacção, facilmente se transforma essas atitudes negativas num ciclo vicioso. Trocando por miúdos: Tenha atitudes nobres, seja educado mesmo quando for para mandar calar alguém…

Por outro lado, por traz das más atitudes estão emoções negativas. E as emoções negativas podem representar um papel importantíssimo no nosso comportamento alimentar. Trocando por miúdos: quem está de mal com a vida, continuará gorda para o resto da vida…

Desafio: A atitude é contagiante! Certifique-se de que tem a atitude certa!

Marta

Susana Vital Rosa disse...

Olá

Queria colocar uma dúvida: não estou a encontrar no site a tabela de calorias gastas com a actividade física. Esta tabela é mencionada na da Auto-Monitorização da Actividade Física. Alguém me pode ajudar? Obrigada,

Susana Rosa

Susana disse...

O que a Susana Rosa procura será o ficheiro "Custo calórico de Actividades Físicas Comuns" que está nos recursos da sessão 3, mesmo antes da ficha de Auto-monitorização?

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns à equipa do PESO e os meus sinceros agradecimentos pela oportunidade única que me estão a proporcionar.
Venho aqui lançar o meu "desafio" às pessoas que, como eu, assistem às sessões.
Para a próxima sessão (a 6ª) que tal se usassem a vossa energia para fazer exercício, fora do salão da FMH, deixando assim ouvir o que a equipa do programa nos está a tentar ensinar?
A Susana Palma tem toda a razão quando diz que "o ruído de fundo" incomoda. Penso que na sessão 5 (sobre os rótulos) isso foi ainda mais evidente. Uma coisa é fazerem perguntas à pessoa que está a dar a palestra, que são partilhadas com todos e respondidas para todos. Outra coisa é o que acontece em vários assentos, principalmente na fila atrás de mim em que 3 ou 4 pessoas estavam constantemente a falar entre si, trocando até piadas sobre o que se estava a dizer, tornando difícil entender a palestra.
Para a próxima, em vez de exercitarem os músculos da cavidade oral, deixem esse trabalho para a pessoa que está a dar a palestra.
A educação e o respeito pelos outros são noções básicas que se devem seguir. Aquelas pessoas não parecem ter consciência de que, numa assembleia que se quer ordenada e organizada, para que todos se entendam, só deve falar um de cada vez!
Uma boa Páscoa para todos e muita dedicação a uma vida mais saudável.
Rosália Regueira