quinta-feira, 20 de março de 2008

Desafio da Semana – As Armadilhas Escondidas…

O desafio desta semana é interactivo e consiste numa experiência de aprendizagem que pode realizar com toda a família. Tendo em conta os conteúdos da sessão e sabendo que cada alimento pode camuflar um elevado nível de gordura, queremos tornar os nosso participantes especialistas numa decisão consciente e informada. No site http://www.roche.pt/emagrecer/ procure o Jogo das Gorduras (no menu do lado esquerdo) e divirta-se com a família e/ou amigos. Aproveite para descobrir e divulgar as verdadeiras "armadilhas" em processos de perda de peso.

Sugerimos também que explore tranquilamente o site referido, uma vez que apresenta conteúdos extremamente interessantes e pertinentes. Para além do jogo das gorduras, há um outro mais abrangente (http://www.roche.pt/emagrecer/quiz/) que contém questões variadas acerca de actividade física, alimentação e excesso de peso/obesidade.

Está também disponível no site do PESO COMUNITÁRIO uma tabela calórica que lhe permite não só consultar as calorias dos alimentos, mas também calcular as calorias de uma refeição ou do seu plano alimentar. Pode, finalmente, perceber em que medida cada refeição contribui (caloricamente) para o seu dia alimentar, ou quanto “custa” o seu plano alimentar habitual.

Aguardamos as vossas experiências, dicas e partilhas…


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO



P.S. - Recordamos que pode sempre testar os seus conhecimentos sessão a sessão, com o Quiz do site do Programa PESO COMUNITÁRIO (http://www.pesocomunitario.net/).

sábado, 15 de março de 2008

Pedómetros

Olá
Gostei de tudo até aqui. Apresento a expressão da minha gratidão por um trabalho tão dedicado como este que nos é oferecido.

Por razões particulares faltei à sessão de 6 de Março. E por isso não sei onde comprar o pedómetro, nem mais informações sobre ele.

Agradeço desde já a qualquer comentador/a - simpático/a pois claro - que me elucide e que, querendo, me dê algumas dicas sobre o conteúdo da sessão que perdi.

Muito obrigada
Luísa Barbosa


Caros Participantes:

A resposta a esta questão pode ser encontrada nos recursos da sessão, a consultar no site. Contudo, deixamos alguns esclarecimentos adicionais que possam facilitar a utilização do pedómetro e a sua integração no quotidiano de todos, bem como algumas informações gerais quanto ao número de passos a efectuar.

O nível de actividade física pode ser medido através de pedómetros. Este equipamento – disponível em lojas de desporto (como por exemplo Decathlon, Sport Zone, etc.) e alguns ginásios – permite a contagem do número de passos dados por dia de forma fácil de introduzir no quotidiano e bastante acessível para toda a gente. O pedómetro deverá ser colocado na cintura, de preferência na parte lateral, por cima da crista ilíaca. O cinto e a bainha superior das calças são óptimos locais para a sua fixação.

É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos por dia serem considerados aceitáveis. Naturalmente, cada pessoa deverá verificar quantos passos realiza em média por dia (numa semana típica) e, após esse teste, poderá incrementar semanalmente esse valor, em 500-1.000 passos, até atingir o valor recomendado.


A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

sexta-feira, 14 de março de 2008

Desafio da Semana - Alimenta as suas emoções?

Esta semana, a Equipa lança um desafio à área do auto-conhecimento. Uma vez que o processo de alimentação emocional é, na maioria das vezes, feito de forma inconsciente, chegou a hora de lançar luz sobre aquilo que se come. Com o auxílio das grelhas sugeridas (que estarão disponíveis no site) identifique o seu padrão de alimentação emocional.

A partir do momento em que descobrir as suas especificidades alimentares, por exemplo em que momentos do dia é que a fome emocional se manifesta mais, qual o sentimento que associa ao aumento da quantidade de comida que ingere, etc., procure definir e colocar em prática algumas actividades alternativas a situações que podem ser de risco. Analise, Identifique e Intervenha.

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

quinta-feira, 13 de março de 2008

Sugestão de Exercício

Aproveito esta via para uma sugestão de um pequeno exercício: suponhamos um bloco de apartamentos de 8 prédios com 6 andares cada e 16 degraus por andar.
Subi-los todos a pé até ao 1º piso, elevador até ao 6º e descê-los todos a pé até ao r/c, num total de 896 degraus diários. Que tal?

João Nogueira

quarta-feira, 12 de março de 2008

Questões e dúvidas...

Caros participantes,

Em primeiro lugar a Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO gostaria de felicitá-los pela fantástica participação no Blog. Sendo um espaço pensado para a comunicação entre participantes, é recompensador para a Equipa ver a contribuição de tantos bloggers.


Contudo, com tantas questões colocadas é importante esclarecer o formato de resposta dada pela Equipa.

Assim, quando as questões forem respondidas através do conteúdo das próprias sessões, a equipa não irá intervir no Blog, sendo as dúvidas esclarecidas na sessão adequada.

Relativamente a questões que se enquadrem no Programa, mas que não estejam contempladas nas sessões por terem conteúdos mais específicos, a equipa vai tentar, dentro do possível, garantir uma resposta.

Reforçamos, contudo, a ideia de que este é um espaço de e para os participantes, onde a partilha de conhecimentos, ideias e estratégias pode responder a muitas dúvidas colocadas.
Recordamos que os posts e comentários podem ser anónimos e que os comentários aos Desafios podem ser feitos a qualquer momento.

A cooperação entre todos, a partilha de experiências relativa aos Desafios da Semana ou até algumas sugestões de produtos, receitas ou locais para a prática de exercício são instrumentos preciosos que cada participante pode e deve valorizar.

Finalmente, não esqueça que enquanto alguns Desafios têm repercussão imediata, outros implicam alguma reflexão e podem ser colocados em prática a médio/longo prazo... Portanto, seja qual for a mudança ou descoberta actual, independentemente do tema da sessão será sempre bem-vinda a vossa partilha de experiências e/ou dificuldades e barreiras: nunca se sabe quando é que o comentário de outro participante pode fazer o Clik para si!

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quais são os alimentos que devemos ingerir antes, durante e depois do exercício? (por José Pedro Freitas)

O regime alimentar mais saudável para a população em geral, descrito no Programa PESO COMUNITÁRIO (sobretudo na sessão 9) difere pouco daquele que é recomendado para as pessoas fisicamente activas, mesmo para a maioria dos desportistas de alta competição. A prática de uma sessão de exercício recomenda que a pessoa tenha suficiente energia no seu corpo, sobretudo sob a forma de hidratos de carbono (glicogénio), e que esteja bem hidratada. Estes são os dois elementos fundamentais.
JKJKJKKKJ
Antes do exercício: garantir que a composição da última refeição principal ou refeição intermédia, se for o caso, contenha hidratos de carbono, sobretudo complexos (no Programa são descritas as principais fontes de hidratos de carbono). É também fundamental assegurar uma boa hidratação nas horas antes de iniciar a sessão, sobretudo se esta for efectuada em ambientes quentes e/ou húmidos. A sessão de exercício não deve ser iniciada com fome ou com sede, sendo ainda desaconselhados exercícios vigorosos durante a digestão de uma refeição principal.
PDPFPG
Durante o exercício: cumprindo o indicado em cima e excepto em casos de sessões muito longas (mais de 2 horas) não é geralmente necessário ingerir alimentos sólidos durante o exercício. Para durações longas, podem consumir-se: bebidas desportivas (ver em baixo), fruta, pão, barras de cereais, e/ou leite e iogurte magro. Uma fonte de água disponível durante a sessão é útil, sobretudo quando ocorre muita transpiração. Se a sessão não ultrapassar os 60 minutos, uma pessoa bem hidratada estará geralmente bem protegida mesmo sem beber líquidos.
PFOGP0GP
Depois do exercício: deve retomar-se o padrão alimentar normal, seguindo a sensação de fome e tentar hidratar o corpo de forma normal, ou mesmo forçar a re-hidratação se a sessão envolveu muita transpiração. A pessoa pode pesar-se antes e depois da sessão, sem roupa, e assim avaliar se perdeu muitos líquidos durante a mesma. Deve evitar perder-se mais de 1% do seu peso.
GEDFURGITUH
A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO.

As bebidas isotónicas/energéticas (p. ex., gatorade/powerade/isostar) devem ser ingeridas? Quando e em que quantidade? (por José Pedro Freitas)

As bebidas em causa são formuladas para auxiliar uma hidratação mais rápida e também fornecem uma pequena quantidade de açúcares (hidratos de carbono simples) e alguns minerais. São sobretudo úteis a desportistas para treinos mais longos, mas podem ser usadas por todas as pessoas, como descrito em cima. Contudo, para a maioria das sessões de exercício das pessoas que participam no Programa PESO COMUNITÁRIO, estas bebidas não são necessárias e podem mesmo fornecer um aporte de açúcares em excesso, sobretudo no caso de pessoas que pretendem perder peso.

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO.

Desafio da Semana - Ser mais activo: um passo de cada vez…

Depois da primeira sessão sobre Actividade Física, os nossos participantes são desafiados a iniciar uma nova etapa no seu estilo de vida. Consolidada a ideia de que ser mais activo está ao alcance de todos, propomos que dê os seus primeiros passos.

(1) Descubra oportunidades para mais actividade física informal no seu dia-a-dia!

(2) Compre um pedómetro e comece já a registar o número de passos!

(3) Descubra locais para caminhar perto de casa ou do local de trabalho…e procure “testá-los” 2-3 vezes esta semana.


Por último, dê a conhecer a sua experiência no Blog. Que estratégias usou para aumentar a sua actividade física informal? Porque não partilhar com os seus colegas participantes os melhores locais de caminhada? Ou até informação acerca de pedómetros? Contribua!
Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

Um momento de boa disposição...

Olá

Desculpem o abuso, mas lembrei-me deste pequeno vídeo. Por mim achei interessante e convincente!

Cumprimentos

A participante do Programa
M. Cruz

Ps: Parabéns pelo trabalho que nos têm apresentado!

Leite e derivados...

Boa tarde!

Gostava de saber qual a opinião da vossa Equipa relativamente ao leite (animal) e seus derivados.

Tenho lido e ouvido os Naturistas afirmarem que o Homem, bem como os outros mamíferos só devem beber leite materno até ao nascimento dos primeiros dentes. Dizem também que os produtos lácteos destroem as mucosas intestinais e as placas de peyer, prejudicando assim a nossa memória. E ainda, que são a causa de muitas alergias.

Desde já agradeço a vossa opinião.

Maria Carlota

quarta-feira, 5 de março de 2008

Dúvidas Alimentares…

Caros participantes,

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO não podia deixar em branco o comentário realizado pela blogger Luísa, que colocou algumas questões extremamente interessantes relativas à área da Nutrição. Sendo este um espaço dos e para os participantes do Programa, é de extrema importância a colaboração de todos para dinamização do Blog, pelo que agradecemos a contribuição da Luísa.

Boa Tarde,
Gostaria de colocar algumas questões que estão relacionadas com "coisas que se ouvem por aí":

1 - Quem quer emagrecer deverá beber leite magro ou 1/2 gordo? Ouvi dizer que o leite magro não trás tantos benefícios para a saúde porque tem menos cálcio. Isto é verdade?

2 - Depois da sessão n.º 2 aprendi que um pequeno almoço completo deve conter cereais, lacticínios e fruta. Sempre ouvi dizer que a fruta e o leite juntos não fazem bem, principalmente se for citrino. É verdade?

3 - Por último e relativamente às leguminosas, qual é a forma mais saudável de as consumir. Em lata, em frasco, congeladas ou em pacote? Ouvi dizer que não se devem comer enlatados, isto também é verdade para as leguminosas?

Obrigada
Luísa

As dúvidas e questões vão ser esclarecidas na sessão a realizar no dia 5 de Abril, subordinada ao tema “Nas Encruzilhadas da Nutrição”, que terá como prelectores a Dra. Sílvia Coutinho e o Prof. Pedro Teixeira.

No entanto, desafiamos os restantes participantes e bloggers a colaborar e a partilharem o seu conhecimento. É possível que, em cooperação, surjam algumas respostas às dúvidas colocadas.

Por que não partilhar ideias ou dar sugestões relativas a locais onde se possam comprar produtos saudáveis? Talvez contribuir com novas receitas “adaptadas” aos conhecimentos nutricionais adquiridos ao longo do programa? Ou mesmo lançar algumas dicas que tenha usado para planificar o dia-a-dia alimentar?

Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO

terça-feira, 4 de março de 2008

Desafio da Semana - Conhecer as armadilhas da sua alimentação

Esta semana, a Dra. Sílvia Coutinho lançou um desafio que tem como objectivo perceber quais são os seus principais erros alimentares e quais os “pecados” diários dos quais não se apercebe. Pesquise o seu frigorífico, olhe para a sua dispensa e repense as suas refeições diárias!



A tarefa é composta por quatro passos:

(1) Planear a Alimentação;

(2) Fazer o registo alimentar diário;

(3) Confrontar o registo com o planeamento alimentar;

(4) Identificar os erros alimentares.

Boa semana e não esquecer: até as maratonas começam com um simples passo e pequenas mudanças na alimentação podem produzir grandes alterações na sua saúde!!

A Equipa do Programa PESO COMUNITÁRIO